quarta-feira, 30 de setembro de 2009

LSD - Dietilamida do Ácido Lisérgico

A Dietilamida do ácido lisérgico, ou LSD, ou “doce”, é uma das substâncias mais potentes com ação psicotrópica que se conhece. A droga geralmente se apresenta em pequenas cartelas picotadas de papel absorvente, sendo também encontrada na forma líquida ou comprimidos.

Seus efeitos dependem da sensibilidade da pessoa às ações da droga, de seu estado de espírito no momento da utilização e também do ambiente em que se deu a experiência. Uma simples gota pode provocar grandes “viagens”, como alucinações visuais, auditivas e até mesmo táteis.


Assim, as distorções perceptivas, a fusão de sentidos, perda da discriminação de tempo e espaço e as alucinações, podem ser vivenciadas como sensações agradáveis, mas também podem deixar o usuário extremamente amedrontado. Pode ser consumida por via oral, injeção ou inalação, e se apresenta em forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina e líquida; seus efeitos duram de oito a doze horas.

Os efeitos físicos dessa droga são: dilatação das pupilas, sudorese, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, aumento da temperatura, náuseas, vômitos. Os sintomas psíquicos são alucinações auditivas, visuais e táteis, sensibilidade sensorial, confusão, pensamento desordenado, perda do controle emocional, euforia alternada com angústia, dificuldade de concentração.

Usar LSD por muito tempo pode causar paranóia e doenças mentais, como esquizofrenia. Semanas, meses ou anos depois de tomar LSD, o usuário pode ter ataques de pânico ou os chamados “flashbacks” (quando partes da viagem são revividas). Também é muito comum a “viagem ruim” (bad trip), em que o usuário tem efeitos indesejáveis da droga, sendo que seu efeito dura horas e não existe possibilidade de pará-lo.

Uma das curiosidades sobre a droga é que, a música Lucy in the Sky with Diamonds, uma das canções mais conhecidas dos Beatles, é uma alusão ao LSD.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tabaco

O cigarro, segunda droga mais consumida no mundo, só perdendo para o álcool, é a droga que mais mata. De acordo com o Ministério da Saúde morrem, anualmente no Brasil, cerca de 200 mil pessoas por problemas relacionados ao uso do tabaco. No mundo esse índice chega quase à quase 6 milhões de pessoas por ano. Um levantamento mais recente, feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que no século passado morreram mais de 100 milhões de pessoas, em decorrência do uso de cigarro.

O fator que mais contribui para essa mortalidade é a imensa quantidade de substâncias tóxicas contidas na fumaça do cigarro. De acordo com uma pesquisa realizada em 2002, são encontradas na fumaça de um cigarro de tabaco pouco mais de 4720 substâncias, sendo que 68 delas foram identificadas como potencialmente cancerígenas. Algumas dessas substâncias são:

- Nicotina: constitui o princípio ativo do tabaco, sendo responsável pela dependência sobre seu usuário;
- Alcatrão: proveniente da queima do tabaco, é uma substância altamente cancerígena;
- Amônia: também usada em produtos para desinfetar banheiros;
- Acetona: usada como removedor de esmaltes e tintas;
- Arsênico: também encontrado em inseticidas e veneno de ratos;
- Cianeto
: veneno utilizado nas câmaras de gás durante a Segunda Guerra Mundial;

- Tolueno
: solvente industrial;

- Butano
: usado como gás de isqueiro;

- Monóxido de carbono: gás tóxico emitido, também, pelos escapamentos de veículos automotores;
- DDT
: inseticida altamente tóxico;

- Cadmium
: utilizado em baterias de carros.

O cigarro se enquadra na classificação das drogas estimulantes, e é proveniente de uma planta (tabaco ou fumo). O cigarro é responsável pela causa, e agravamento, de várias doenças. Os principais problemas relacionados ao tabaco são:

- Câncer de pulmão;
- Enfisema pulmonar,
- Infartos;
- Envelhecimento precoce;
- Dentes amarelados;

- Agravamento das crises respiratórias e problemas das vias aéreas superiores;

- Doenças cardíacas;

- Tonturas e dificuldade respiratória.


São centenas de problemas na saúde causados pelo cigarro, e milhões de mortes todos os anos. Todos os problemas relacionados ao cigarro não são exclusividade dos fumantes, pois mesmo quem não fuma, mas convive com pessoas que fumam, acaba sendo, também, um fumante, sendo chamado de fumante passivo.


A tabela mostra quantos cigarros o fumante passivo
consome
convivendo com os verdadeiros fumantes:

sábado, 19 de setembro de 2009

Cocaína

A cocaína é também conhecida como pó, farinha, coca, coke, branca, brilho, papel, Vera, Paulo Otávio, padê, cotê, etc. É um poderoso estimulante e é feito das folhas do arbusto de coca existente na América do Sul. Ela faz o cérebro liberar sua substância dopamina, responsável pela sensação de bem estar.

É uma substância extraída das folhas de uma planta originária da América do Sul (Erythroxylon coca). Pode ser consumida na forma de um sal (cloridrato de cocaína, um pó que é inalado ou dissolvido em água e injetado), ou sob a forma de uma base que é fumada (o “crack”). Existe ainda a pasta de coca, um produto menos purificado (sub-produto), que também pode ser fumado, conhecido como “merla”.

Os principais efeitos são: sensação intensa de euforia e poder, além de estado de excitação, hiperatividade, insônia, falta de apetite e perda da sensação de cansaço. Com doses maiores, são observados outros efeitos, tais como irritabilidade, agressividade e até delírios e alucinações, que caracterizam um verdadeiro estado psicótico (psicose cocaínica).Entre os efeitos de seu uso podemos destacar a dilatação pupilar (midríase), elevação da pressão arterial e taquicardia (podendo ocorrer parada cardíaca).


Este vídeo mostra um laboratório improvisado no meio da
selva
colombiana, onde a cocaína é produzida.