quarta-feira, 30 de setembro de 2009

LSD - Dietilamida do Ácido Lisérgico

A Dietilamida do ácido lisérgico, ou LSD, ou “doce”, é uma das substâncias mais potentes com ação psicotrópica que se conhece. A droga geralmente se apresenta em pequenas cartelas picotadas de papel absorvente, sendo também encontrada na forma líquida ou comprimidos.

Seus efeitos dependem da sensibilidade da pessoa às ações da droga, de seu estado de espírito no momento da utilização e também do ambiente em que se deu a experiência. Uma simples gota pode provocar grandes “viagens”, como alucinações visuais, auditivas e até mesmo táteis.


Assim, as distorções perceptivas, a fusão de sentidos, perda da discriminação de tempo e espaço e as alucinações, podem ser vivenciadas como sensações agradáveis, mas também podem deixar o usuário extremamente amedrontado. Pode ser consumida por via oral, injeção ou inalação, e se apresenta em forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina e líquida; seus efeitos duram de oito a doze horas.

Os efeitos físicos dessa droga são: dilatação das pupilas, sudorese, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, aumento da temperatura, náuseas, vômitos. Os sintomas psíquicos são alucinações auditivas, visuais e táteis, sensibilidade sensorial, confusão, pensamento desordenado, perda do controle emocional, euforia alternada com angústia, dificuldade de concentração.

Usar LSD por muito tempo pode causar paranóia e doenças mentais, como esquizofrenia. Semanas, meses ou anos depois de tomar LSD, o usuário pode ter ataques de pânico ou os chamados “flashbacks” (quando partes da viagem são revividas). Também é muito comum a “viagem ruim” (bad trip), em que o usuário tem efeitos indesejáveis da droga, sendo que seu efeito dura horas e não existe possibilidade de pará-lo.

Uma das curiosidades sobre a droga é que, a música Lucy in the Sky with Diamonds, uma das canções mais conhecidas dos Beatles, é uma alusão ao LSD.

Um comentário:

  1. LUCY IN THE SKY... NÃO É UMA ALUSÃO A DROGA, ISSO FOI A MÍDIA QUE PROPAGOU, LUCY IN THE SKY... FOI UM DESENHO FEITO PELO FILHO DE JOHN, JULIAN, QUE ERA UMA MULHER VOANDO E ETC.. E JOHN PERGUNTOU O QUE ERA, E JULIAN DISSE QUE ERA LUCY NO CÉU COM OS DIAMANTES, SÓ ISSO !!!!

    ResponderExcluir