sábado, 19 de setembro de 2009

Cocaína

A cocaína é também conhecida como pó, farinha, coca, coke, branca, brilho, papel, Vera, Paulo Otávio, padê, cotê, etc. É um poderoso estimulante e é feito das folhas do arbusto de coca existente na América do Sul. Ela faz o cérebro liberar sua substância dopamina, responsável pela sensação de bem estar.

É uma substância extraída das folhas de uma planta originária da América do Sul (Erythroxylon coca). Pode ser consumida na forma de um sal (cloridrato de cocaína, um pó que é inalado ou dissolvido em água e injetado), ou sob a forma de uma base que é fumada (o “crack”). Existe ainda a pasta de coca, um produto menos purificado (sub-produto), que também pode ser fumado, conhecido como “merla”.

Os principais efeitos são: sensação intensa de euforia e poder, além de estado de excitação, hiperatividade, insônia, falta de apetite e perda da sensação de cansaço. Com doses maiores, são observados outros efeitos, tais como irritabilidade, agressividade e até delírios e alucinações, que caracterizam um verdadeiro estado psicótico (psicose cocaínica).Entre os efeitos de seu uso podemos destacar a dilatação pupilar (midríase), elevação da pressão arterial e taquicardia (podendo ocorrer parada cardíaca).


Este vídeo mostra um laboratório improvisado no meio da
selva
colombiana, onde a cocaína é produzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário