sábado, 29 de agosto de 2009

Inalantes/Solventes

Esse grupo de substâncias, entre os depressores, não tem qualquer utilização clínica (com exceção do éter etílico e do clorofórmio). Podem ser inaladas involuntariamente por quem manuseia ou trabalha com essas substâncias ou ser utilizadas como drogas de abuso (cola de sapateiro, por exemplo).

Certas substâncias voláteis como o éter etílico, clorofórmio, cloreto de etila, acetona, tolueno, cola de sapateiro, gasolina e outras, podem provocar, quando inaladas, sensações de vertigem, embriaguez, euforia inicial e, posteriormente, depressão do SNC. O uso crônico dessas substâncias pode levar à destruição de neurônios, causando danos irreversíveis ao cérebro, assim como lesões do fígado, rins, nervos periféricos e medula óssea. Em alguns casos, nos primeiros minutos de seu efeito, pode causar arritmias cardíacas, o que pode provocar morte súbita.

Uma das substâncias inalantes, bastante consumida, por jovens é o lança-perfume. O nome, lança-perfume, surgiu no início do século passado quando, no carnaval, eram comercializados pequenos frascos contendo uma composição de éter, clorofórmio, cloreto de etila, junto com algum tipo de essência perfumada. Essa mistura, quando em contato com a pele, causava uma sensação gelada, além de deixar a pessoa perfumada. A substância era distribuída, inclusive, entre crianças, que as usavam nas folias do carnaval, esguichando-a sobre outras pessoas, por isso o nome “lança-perfume”. Seu uso e comercialização foram proibidos em 1937, pelos efeitos provocados pelo uso abusivo (euforia, agitação, ilusões, alteração da noção de tempo e espaço, lapsos de memória, risos espontâneos, pensamentos confusos, movimentação lenta, náuseas e alucinações auditivas. Entre as substâncias que compõem o lança-perfume, é o cloreto de etila que se encontra na lista de produtos proibidos pela ANVISA.

Atualmente o lança-perfume não está restrito apenas às folias de carnaval, pois seu consumo é extremamente alto nas chamadas festas “rave”, onde é vendido por traficantes que compram a substância, geralmente, no Paraguai e Argentina. Um fato curioso sobre o lança-perfume é que na Argentina, principal fornecedor do produto, ele é fabricado com a finalidade de desodorizar ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário