sábado, 29 de agosto de 2009

Álcool

O álcool etílico é produzido da fermentação de carboidratos (açúcares) presentes em vegetais. É a droga mais antiga que se tem registro e a mais consumida em escala mundial.

Somente a fermentação, produz bebidas com concentração de álcool até cerca de 12% (proporção do volume de álcool puro no volume total da bebida), sendo que concentrações maiores são obtidas através da destilação. É muito utilizado, sobretudo, por causa de sua ação euforizante em doses mais baixas e pela capacidade de diminuir as inibições, facilitando, assim, a interação social.

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, esta é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões. Atualmente, o maior percentual das ocorrências policiais, envolvendo drogas, está relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário